Semed realiza projeto Palmas Mostra Mundo nas Unidades de Ensino da capital
A Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza a 2ª edição do projeto Palmas Mostra Mundo nas Unidades de Ensino (UE) da capital com a semana da cultura coreana (Coréia do Sul). A primeira UE a receber o projeto foi a Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no Aureny II, na última segunda-feira, 18. Este é o segundo país desta edição, o primeiro a ser realizado foi à semana da cultura Russa no início deste ano.
Na solenidade de abertura da semana da cultura coreana na Escola Thiago Barbosa, estiveram presentes o Prefeito de Palmas, Raul Filho, o Secretário da Educação, Danilo de Melo, dentre outras autoridades convidadas.
O evento contou também com a participação da Banda da Guarda Metropolitana que executou o Hino Nacional e outras apresentações artísticas como o judô e a dança do Carimbo, pelos alunos da UE que realizam atividades culturais no contra-turno das aulas regulares por meio do Projeto Salas Integradas da Semed.
Projeto
Segundo o Secretário da Educação, o Palmas Mostra Mundo proporciona a troca de experiências entre culturas, além de um crescimento significativo com base no respeito, para os alunos e a comunidade escolar.
De acordo o coordenador do projeto, Cirilo Carvalho, o objetivo é o de promover a amizade entre os povos, além de apresentar ao público palmense e aos alunos um pouco da cultura de outro país. “O conhecimento e o contato com uma nova cultura é muito importante, por isso, a Semed buscou parceria com as embaixadas de países estrangeiros em Brasília para a realização deste projeto”, explicou Carvalho.
Para o Prefeito de Palmas, a escola é uma referência não só na qualidade do ensino, mas também em estrutura física, e agradeceu aos pais dos alunos pela harmonia da região e à gestão da UE por conscientizar e trazer as famílias para participarem do evento.
“O projeto proporciona aos alunos, aos profissionais e a toda comunidade escolar um conhecimento maior da cultura de outros países e sai do eixo Estados Unidos/Europa, que às vezes acabamos nos prendendo, além disso, é visivelmente bom porque faz com que as pessoas de fora conheçam a realidade da escola” destacou o diretor da UE, Wender Fernandes.
No evento, que vai até terça-feira, 19, serão realizadas exposições de cartazes ilustrativos, feiras, palestras, seminários, além de livros e revistas e a exibição de filmes e documentários sobre a cultura sul-coreana. Na semana do projeto na escola, os professores irão trabalhar com os alunos em sala de aula temas como a geografia, a história, a política, a economia e o esporte encontrados na República da Coréia do Sul.
As próximas escolas previstas para receber o projeto são a Escola Municipal Daniel Batista e a Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares.
Programação
18 e 19 de outubro – Escola Thiago Barbosa (Diretor – Wender Fernandes)
18/10 – Segunda-feira
08:30 – Abertura do evento
• Apresentação artística
• Abertura oficial
• Exposição de cartazes ilustrativos e informativos
09:00 – Coréia patrimônio da Unesco – Unesco Heritage in Korea – 53 min e 40 seg – Português (Filme Documentário) Alunos
09:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
10:00 – A historia da ilha Dokdo- The Island of Peace – 20 min e 40 seg – Espanhol – (Filme Documentário) Alunos
10:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
14:00 – Coréia patrimônio da Unesco – Unesco Heritage in Korea – 53 min e 40 seg – Português (Filme Documentário) – Alunos
14:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
15:00 – A historia da ilha Dokdo – The Island of Peace – 20 min e 40 seg – Espanhol – (Filme Documentário) -Alunos
15:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
17:00 – Coréia patrimônio da Unesco – Unesco Heritage in Korea – 53 min e 40 seg – Português (Filme Documentário) Comunidade
17:00 – Exposição de cartazes ilustrativos e informativos – Comunidade
19/10 – Terça-feira
09:00 – A graça e o estilo Coreano – The beauty of Korea Stuly – 29 min e 32 seg – Português (Filme Documentário) Alunos
09:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
10:00 – Documentário sobre a Coréia – Imagem da Coréia – 13 min e 17 seg – Espanhol (Filme Documentário) Alunos
10:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
14:00 – A graça e o estilo Coreano – The beauty of Korea Stuly – 29 min e 32 seg – Português (Filme Documentário) – Alunos
14:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
15:00 – Documentário sobre a Coréia – Imagem da Coréia – 13 min e 17 seg – Espanhol (Filme Documentário) -Alunos
15:00 – Oficina de leitura – Biblioteca – Livros e revistas – Alunos
17:00 – A graça e o estilo Coreano – The beauty of Korea Stuly – 29 min e 32 seg – Português (Filme Documentário) Comunidade
17:00 – Exposição de cartazes ilustrativos e informativos – Comunidade