28 abril 2022 às 18:01

Semus de Palmas explica diferença entre síndrome mão-pé-boca e varicela

Doenças afetam principalmente o público infantil em idade escolar

A síndrome mão-pé-boca e a varicela, conhecida como catapora, são duas doenças causadas por vírus que afetam principalmente as crianças em idade escolar. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas orienta sobre a diferença entre as duas patologias que possuem sintomas semelhantes.

Segundo o Cievs, não há imunização contra a síndrome mão-pé-boca. A doença é transmitida pelo vírus Coxsackie, pertencente à família dos enterovírus, que habitam normalmente o nosso sistema digestivo. A doença causa febre alta que antecede a formação de lesões na boca e erupções cutâneas (bolhas na pele) muito dolorosas nas mãos, nos pés, boca, faringe, laringe e ainda falta de apetite, mal-estar e dor de garganta. As bolhas também podem aparecer nas nádegas e regiões genitais.

No caso da catapora, transmitida pelo vírus Varicela-zoster, a enfermidade pode ser prevenida com a vacina varicela que deve ser tomada nos primeiros anos de vida da criança. A catapora tem sintomas como febre baixa, mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite. Assim como a síndrome mão-pé-boca, a catapora gera bolhas na pele que, por sua vez, é acompanhada de muita coceira. O Cievs explica que os sintomas podem aparecer entre 24 e 36 horas antes das lesões que podem ser múltiplas, de acordo com a situação vacinal.

As duas patologias são transmitidas ao aspirar ar contaminado com o vírus quando uma pessoa infectada espirra ou tosse. Tocar no nariz (muco), garganta (escarro), de uma pessoa com o vírus e depois tocar nos próprios olhos, nariz, boca. Tocar em objetos como brinquedos, maçanetas, mobiliário entre outros contaminados com vírus.

Tags: