Momento dedicado à discussão das atividades realizadas, perspectivas para a próxima edição e alinhamento de estratégias de combate à violência contra a mulher – Foto: Lia Mara/Secom Palmas
Prevenção
14 dezembro 2024 às 12:26

Semus encerra Campanha do Laço Branco com alinhamento de estratégias contra a violência

Evento de encerramento foi realizado na sexta-feira, 13, no auditório da Guarda Metropolitana de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou nesta sexta-feira, 13, o encerramento da Campanha do Laço Branco no auditório da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), um momento dedicado à discussão das atividades realizadas, avaliação da perspectivas para a próxima edição e alinhamento de estratégias de combate à violência contra a mulher. Durante o evento, foram destacados os resultados alcançados pelas ações de mobilização, como os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, palestras, caminhadas e outras iniciativas realizadas em parceria com diferentes instituições.

Para a servidora da gerência operacional de estatística da GMP Nazaré Fátima Olinto participar das ações da campanha foi uma experiência enriquecedora, tanto profissionalmente quanto no impacto gerado para a população. “É muito importante explicar as diversas formas de violência que existem para que as pessoas se conscientizem. Nem sempre a violência é física, muitas vezes o que as pessoas precisam é de acolhimento e sensibilização para entenderem que existem alternativas e apoio”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Semus, Leyssane Arruda, destacou a relevância dos 21 Dias de Ativismo dentro da campanha. “Durante esse período, conseguimos abordar de forma consistente as raízes da violência contra a mulher, promovendo diálogos e reflexões que vão além da conscientização. Nosso objetivo é fortalecer uma rede de proteção e mostrar que, juntos, podemos transformar realidades e construir uma sociedade mais justa e segura para todas”, explicou.

Canais de denúncia 

A campanha reforça o uso dos canais de denúncia Disque 180 e Disque 100. Conhecido como a Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180 é um serviço disponível 24 horas por dia, que oferece orientações e acolhimento a mulheres em situação de violência. Já o Disque 100 é um canal voltado para a proteção de direitos humanos, especialmente de grupos vulneráveis, incluindo crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. 

Além disso, seguem disponíveis o 190 da Polícia Militar, a Central de Atendimento às Mulheres pelo (61) 9610-0180 (WhatsApp) e a Central de Atendimento à Mulher (CAM), que também funciona 24 horas.

 

Texto: Semus Palmas

Edição: Secom Palmas