11 junho 2024 às 15:08

Semus fará ação focada na prevenção a violência contra a mulher em Taquaruçu

Ação visa integrar esforços de diversos órgãos e entidades com a comunidade de Taquaruçu

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), realizará uma ação descentralizada com atendimentos de saúde e palestras no distrito de Taquaruçu no próximo sábado, 15, na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar. A programação terá início às 9h, com a abertura feita pela Orquestra da Guarda Metropolitana de Palmas. Em seguida, às 9h30 e às 14h, haverá uma palestra sobre os sinais e sintomas da violência contra as mulheres. 

Às 10h e às 14h, será oferecida uma palestra sobre saúde sexual e reprodutiva. Às 10h30 e às 14h30, ocorrerá ainda uma palestra sobre as cinco modalidades de violência doméstica na Lei Maria da Penha, com orientações sobre como buscar ajuda e denunciar.

 

O objetivo da iniciativa é integrar esforços de diversos órgãos e entidades com a comunidade de Taquaruçu para prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas. 

 

Programação 
Durante a ação, serão ofertados diversos serviços, incluindo vacinação, consulta médica, exame preventivo de colo de útero, planejamento familiar, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, Sífilis e Hepatites Virais, dispensação de autotestes para HIV, preservativos e lubrificantes, auriculoterapia, ventosaterapia,  atendimento psicológico, dispensação de medicamentos, orientações sobre tabagismo, atualização do Cadastro Bolsa Família, atendimento especializado para mulheres, emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientação com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, atendimento psicossocial do Centro de Referência da Mulher Flor de Lis e dicas sobre bem-estar e saúde. 

Para ter acesso aos serviços, os moradores interessados devem comparecer à escola no horário mencionado munido com documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação. Para quem deseja realizar a emissão da CIN é obrigatório apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento e CPF. 

 

No caso da emissão de Carteira de Identidade Nacional, serão apenas cem vagas e é preciso levar Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF. Caso queira acrescentar outros documentos, pode levar Carteira de Trabalho, PIS/PASEP, CNH e Título de Eleitor. 

 

Parceiros

A ação é fruto de uma parceria entre a Semus, Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Estadual da Mulher, Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas, Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, Secretaria Estadual de Habitação, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Ministério Público do Estado do Tocantins, Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins.

O evento também contará com a presença da Polícia Militar do Estado do Tocantins, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Tocantins (ABMCJ-TO), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o Grupo de Extensão “Teoria e Prática Humanizada em Direito e Gênero” do curso de direito da UFT, e do Distrito Sanitário dos Indígenas – Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

 

Texto: Annady Borges – estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus