Semus irá capacitar profissionais de diferentes áreas de atuação em saúde sobre arboviroses
Formação será direcionada para médicos da rede pública e privada, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Com a chegada do período chuvoso, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) irá capacitar profissionais de diferentes áreas da saúde da rede pública e privada quanto às arboviroses, causadoras de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre oropouche. As palestras serão divididas por zonas de atuação a serem realizadas nos dias 21 e 22 de novembro, a depender da classe. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas on-line, nos endereços listados abaixo.
A formação será dividida em duas turmas. No dia 21 de novembro, será apenas para 150 agentes, sendo 75 comunitários de saúde (ACS) e 75 de combate às endemias (ACE) que possuem uma atuação direta com os moradores durante as visitas domiciliares. As palestras serão realizadas no período vespertino, das 14 às 18 horas, no miniauditório da Faculdade Ulbra, sala 543. A inscrição para esta formação deverá ser feita nos seguintes links: aqui para os ACSs e aqui para os ACEs.
Nos dias 21 e 22 de novembro, serão disponibilizadas 200 vagas para médicos e enfermeiros da rede pública e privada com formação voltada para diagnóstico e manejo clínico. Nesta turma, a capacitação será realizada no período vespertino, das 14 às 18 horas, no auditório da UniCatólica. Para esta turma, serão abordados aspectos gerais das arboviroses, diagnóstico, fluxo laboratorial, manejo clínico, acompanhamento dos pacientes, notificação e prevenção e controle dos vetores. As inscrições devem ser feitas aqui.
Texto: Redação Semus Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas