Semus marca presença na Conferência Nacional de Promoção da Saúde
Evento ocorreu em Brasília (DF) e discutiu determinantes sociais e equidade
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) marcou presença na Conferência Livre Nacional de Promoção da Saúde, Determinantes Sociais e Equidade, realizada em Brasília (DF) de 17 a 19 de maio. O evento contou com a participação do servidor Francisco de Assis Neves Neto, assistente social e pesquisador da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), lotado na Coordenação de Doenças Infecto Contagiosas da Semus.
Durante a conferência, que teve como objetivo discutir a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e propor melhorias para a atenção primária, o servidor apresentou experiências e contribuições relacionadas à melhoria do atendimento e acolhimento no SUS. Ele destacou a importância de ações voltadas para a humanização dos serviços de saúde, abordando temas como o acolhimento de pessoas com diferentes orientações sexuais.
O representante da Semus mencionou iniciativas realizadas em Palmas, como oficinas nas unidades de saúde para discutir a melhoria do acolhimento com base na Política Nacional de Humanização e a implementação do nome social nos cartazes de atendimento. Essas ações visam garantir um atendimento inclusivo e respeitoso, independentemente da orientação sexual, raça, origem ou condição dos usuários.
Além de sua participação na conferência, Francisco também ressaltou sua presença em uma reunião do Ministério dos Direitos Humanos, na Secretaria Nacional das Questões LGBTQIAPN+, onde apresentou as ações de Palmas voltadas para a sensibilização dos profissionais de saúde e a melhoria do atendimento à população LGBTQIAPN+. "Reforçamos o compromisso da Saúde de Palmas em promover um atendimento inclusivo e de qualidade para todos os cidadãos. Temos buscado constantemente aprimorar seus serviços de saúde, garantindo a equidade e respeitando a diversidade da população", comentou o servidor.
Texto: Redação Semus
Edição: Secom Palmas