21 setembro 2023 às 18:21

Semus marca presença no 1º Encontro da Região Norte sobre Insegurança Alimentar Nutricional e Desnutrição

None

A insegurança alimentar é um desafio que afeta milhares de brasileiros diariamente. Nesse contexto, o Ministério da Saúde (MS) promoveu, entre os dias 19 e 21 de setembro, o 1º Seminário Internacional e 1º Encontro da Região Norte sobre Insegurança Alimentar, Nutricional e Desnutrição, sediado pela Universidade Federal do Acre, em Rio Branco (AC).

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) teve como representante as nutricionistas Tânia Félix, da Diretoria de Média e Alta Complexidade (Dmac), e Lúcia Gratão, da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs). 

O evento teve como objetivo abordar a crescente preocupação com a insegurança alimentar e seus impactos na saúde pública. O agravamento de doenças relacionadas à má nutrição, sobrecarregando o sistema de saúde pública, tem aumentado no país, em especial na região Norte. Nesse contexto, o seminário abordou os impactos que o desafio proporciona na rede de saúde pública e contribuiu significativamente para a construção e elaboração de propostas estratégicas voltadas para prevenção e resolução desse quadro. 

O encontro contou com a participação de representantes técnicos de todos os estados da região Norte do Brasil, além de países da região amazônica que enfrentam desafios epidemiológicos semelhantes. Tânia destacou a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos técnicos, juntamente com a implementação de políticas de saúde eficazes, para proporcionar assistência integral à saúde em Palmas e nas regiões afetadas. “Acredito em um sistema de saúde construído por todos, especialmente pelos profissionais que enfrentam os desafios da saúde pública no dia a dia”, enfatizou a profissional.

 

 

Tags:

,