22 setembro 2010 às 14:41

Semus quer aproximar adolescentes dos serviços de Saúde

Em comemoração ao Dia Nacional do Adolescente, 22 de setembro, a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) realiza programação especial para adolescentes da região Norte da Capital, às 16 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) 407 Norte.

Os adolescentes terão oportunidade de compartilhar experiências e participar de encenação teatral. O objetivo desta ação é provocar a aproximação deste público com os serviços de saúde. “O foco é aperfeiçoar o acolhimento dos adolescentes em nossas unidades de saúde para facilitar a abordagem no atendimento individual e em grupo” – esclarece Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Queremos motivá-los a confiar e valorizar o atendimento dos profissionais de saúde especialmente dúvidas relacionadas a sexualidade, mudanças no corpo, isto é, aspectos gerais da saúde do adolescente” – exemplifica Odiléia Lisboa, responsável pela Área Técnica de Saúde do Adolescente da Semus.

Atendimento
Em Palmas, os adolescentes que procuram as USF’s buscam, em geral, orientações sobre segurança na iniciação sexual. Por isso, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) estão formando grupos de adolescentes com o intuito de trabalhar temas específicos como: sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), álcool e outras drogas, auto-estima e família.

A Semus, em consonância com o Ministério da Saúde (MS), considera adolescentes “os indivíduos entre 10 e 19 anos, que estão em processo de transformação física e psicológica e que, desta forma, necessitam de atendimento multiprofissional da rede de atenção à saúde”, esclarece Odiléia. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há em Palmas cerca de 35 mil adolescentes.