Parte da equipe dos gestores que atuam na Proteção Social Especial – Foto: Divulgação
Treinamento
13 dezembro 2024 às 05:47

Servidores da Proteção Social Especial participam de capacitação

Programa destinado àqueles que atendem as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social

A Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE) realizou durante os meses de novembro de 2023 a dezembro de 2024 o Plano de Formação Continuada para gestores e servidores que atuam em seus equipamentos no atendimento destinado às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, dentre outras.

Os encontros aconteceram na modalidade presencial e contaram com a participação dos gestores e servidores que atuam nas unidades de acolhimento e também no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Saefi), Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosos e suas Famílias, Serviço de Medidas Socioducativas em Meio Aberto e nas ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

“Palmas conta com quatro casas onde realizamos o acolhimento dessas pessoas em situação de risco pessoal e social e funcionam 24 horas por sete dias na semana. Esse serviço traz uma carga emocional muito grande e o curso veio para capacitar e também para cuidar de nossos servidores”, explicou a diretora de Proteção Social Especial, Marlucy Ramos.

Ainda de acordo com a diretora, esses servidores realizam “acompanhamento individual e em grupo, atuam nos encaminhamentos e no apoio aos acolhidos, isso requer uma grande atenção em todos os processos para que o serviço seja executado com a qualidade desejada”.

De acordo com o psicólogo da DPSE, Lucas Borges, foram realizados encontros focados na ampliação do conhecimento formal, técnico e científico dos profissionais para maior efetividade do atendimento. “Tivemos desde oficinas vivenciais para melhorar as relações interpessoais entre os membros da equipe de trabalho até momentos semi terapêuticos com vistas a manutenção da saúde mental no trabalho”, destacou Borges.

A Capital conta com a Casa Acolhida, Casa Abrigo Raio de Sol, Casa Abrigo da Mulher e Unidade de Acolhimento provisório para refugiados indígenas venezuelanos da etnia Warao. Todas essas unidades funcionam em caráter permanente e contam com servidores atuando no formato plantão 24 horas.

 

A capacitação abordou temas como:

  • liderança – conceitos científicos e tipificações segundo Kurt Lewin;
  • comunicação assertiva para gestores de conflitos;
  • feedback – ferramenta para gestores
  • compreendendo o processo grupal para gestores de equipes
  • inteligência emocional para gestores de equipes;
  • fechamento e avaliação do processo de formação;
  • ro papel dos educadores sociais serviços de acolhimento institucional;
  • acolhimento institucional e familiar para crianças e adolescentes.

 

Texto: Eliene Campelo/Sempsir Palmas

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas