14 maio 2024 às 08:36

Superintendente da Sesmu conhece inovações durante encontro sobre Educação para o Trânsito

Em visita a Palmas, gerente de Negócios apresentou novas tecnologias voltadas para o setor

A superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Valeria Oliveira, recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, a gerente de negócios Ana Paula Dowsley, representante de empresa de soluções tecnológicas voltadas para a educação para o trânsito de Fortaleza/CE. 

Na oportunidade, Dowsley, apresentou diversos recursos tecnológicos em realidade virtual, gameficação, vídeos informativos, acesso a E-books sobre os temas e recursos interativos dos objetos da maquete interativa, como a Sala de Controle que é composta por carros controláveis remotamente e Sistema de Supervisão de Tráfego. 

Na Sala de Controle, o aluno tem acesso a maquete a distância e deverá percorrer a minicidade em tempo real, utilizando um carrinho com câmera controlado por um cockpit, visualizando a maquete em imagens transmitidas em alta definição. Nesta sala é instalada boa parte dos controles digitais necessários para o funcionamento dos recursos.

Outra novidade foi a Cidade Interativa, que é uma representação de uma minicidade, com vias públicas sinalizadas, com edificações, tráfego e pontos turisticos caracteristicos construídos com peças de montar. A cidade possui semáforo automatizado e diversos recursos tecnologicos para o desenvolvimento motor e psicológico das crianças.

Outra  novidade foi o kit didático ‘Transitando’, que é composto por livro didático, óculos de realidade virtual cardboard, jogo de tabuleiro de acordo com o segmento do livro, acesso ao aplicativo exclusivo ‘Transitando’ e kit escolar. 

Valeria Oliveira agradeceu a visita e disse que a educação para o trânsito requer sempre investimentos em novas tecnologias para que haja uma melhoria constante, sempre visando fortalecer o  processo educacional de crianças, jovens e adultos, que vai fazer a diferença na sua formação como cidadão e futuros condutores.

 

Texto: Marcio Greick / Secom

Edição: Secom Palmas