Os técnicos do Projeto Germinar estão percorrendo as unidades educacionais para acompanhar o desenvolvimento das mudas de plantas que foram plantadas por alunos da rede municipal de ensino quando foi lançado o Projeto Palmas Planta, numa iniciativa conjunta da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), cujo objetivo é a arborização da cidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
No lançamento do projeto em 21 de setembro, cada aluno da rede municipal foi incentivado a plantar uma muda e a cuidar dela até que a planta se estabeleça. O Palmas Planta foi criado para ao longo de 2024 e 2025 alcançar a meta de plantar 40 mil árvores nativas do cerrado na cidade, proporcionando mais sombra e melhores condições ambientais.
Na fase atual do projeto, que coincide com o início do período chuvoso, os técnicos do Germinar estão visitando as unidades educacionais que receberam o plantio para verificar in loco como as mudas estão sendo cuidadas, monitorar o crescimento e orientar os alunos sobre as medidas necessárias para assegurar sua sobrevivência.
O técnico do projeto Germinar da Semed Daniel Panta conta que, apesar dos esforços, cerca de 15% das mudas plantadas não sobreviveram devido à prolongada estiagem deste ano, mas que essas mudas serão repostas agora que o período chuvoso começou.
Panta afirma que o projeto não visa só a plantio, mas também a manutenção das mudas até que possam sobreviver sozinhas. “Os técnicos do Germinar, juntamente com os técnicos do Meio Ambiente, seguirão acompanhando o plantio e o cuidado das novas áreas que serão iniciadas neste período chuvoso”, afirmou, acrescentando que o esforço conjunto da comunidade escolar e dos técnicos envolvidos ressalta a importância da educação ambiental prática e da participação ativa dos alunos na preservação do meio ambiente.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas