19 abril 2024 às 09:10

Três experiências exitosas da Saúde de Palmas serão apresentadas em Congresso Nacional

Trabalhos classificados representarão Estado do Tocantins em Porto Alegre (RS) no mês de junho

Palmas teve três experiências exitosas classificadas para representar o Estado do Tocantins no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, considerado o maior de saúde pública do mundo, acontecerá em Porto Alegre (RS), de 30 de junho a 03 de julho de 2024. Dois dos trabalhos da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) foram escolhidos na categoria ‘Atenção à Saúde’ e um na categoria ‘ImunizaSUS’. O secretário-executivo da pasta, Daniel Borini, foi quem recebeu a premiação na tarde desta quinta-feira, 18.

A Capital ocupou o sexto e o sétimo lugar com as experiências ‘17 Anos de Festival Gastronômico em Taquaruçu, Segurança Alimentar com Ações Preventivas da Vigilância Sanitária de Palmas’, apresentado pela fiscal sanitária Silvana Marques Teixeira e ‘Educação permanente: interface entre gestão, ensino e serviço na qualificação da Atenção Primária em Saúde sobre protocolo de pré-natal’, apresentado pela odontóloga Isnaya Almeida Brandão Lima, ambas na classe de ‘Atenção à Saúde’.

O trabalho que ocupou o primeiro lugar da categoria ‘ImunizaSUS’ foi intitulado como ‘O Impacto da Estratégia do Microplanejamento na Expansão do Índice Vacinal em uma Capital da Região Norte’, apresentado pelo enfermeiro e coordenador da Central da Rede de Frio (Cemurf), Hugo Léllis Araújo Botelho. 

A seleção que classificou os projetos de Palmas foi promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus), Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Para o secretário-executivo, receber essa premiação é sinônimo de reconhecimento do empenho dos servidores da rede municipal. “Parabéns aos trabalhadores que constroem o SUS de Palmas representados por estes trabalhos, obrigado aos autores por tamanha dedicação no fortalecimento das ações na nossa rede. Temos muitos Hugos, Isnayas e Silvanas e que merecem também aplausos e incentivos para divulgarmos cada vez mais nossas conquistas”, destacou Borini.

 

Texto: Semus Palmas

Edição: Denis Rocha/Secom