
Prefeitura de Palmas e Liga de Desenvolvimento Social entregam óculos de grau a 342 alunas da rede municipal de ensino
Projeto Mutirão Oftalmológico disponibilizou atendimento e exames especializados gratuitos em oitos escolas distribuídas pela Capital
Um total de 342 alunas matriculadas na rede municipal de ensino receberam óculos de grau, por meio do Projeto Mutirão Oftalmológico, que disponibilizou atendimento e exames especializados gratuitos em oitos escolas distribuídas pela Capital. Ação social é fruto da parceria entre a Prefeitura de Palmas e a Liga de Desenvolvimento Social (LSD). As entregas aconteceram nesta quinta, 10, e sexta-feira. 11.
As etapas de exames oftalmológicos ocorreram em fevereiro e 3.500 alunas foram atendidas. E na tarde desta sexta, 11, foi a vez das estudantes das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Margarida Lemos, localizada no setor Lago Sul, e Padre Josimo Tavares, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte), receberem os aparelhos.
A diretora da ETI Margarida Lemos, Marla Cristina Rocha, ressaltou que 459 alunas foram atendidas com os exames oftalmológicos, e dessas, 33 foram diagnosticadas com a necessidade do uso dos óculos. “Ficamos felizes por sermos uma das escolas contempladas. Porque estamos dentro de uma comunidade que tem muita vulnerabilidade social e a entrega tem um significado especial para essas crianças. Além disso, quando a criança tem dificuldade de enxergar, ela sofre impacto também no processo de aprendizagem”.
Quem se emocionou com o primeiro contato com o óculos foi a estudante da ETI Margarida, Sophia Vitoria Sales, de 11 anos. No momento da entrega, ela afirmou que já vinha enfrentando dificuldades de aprendizagem por conta da visão e estava ansiosa para receber o seu primeiro óculos de grau.
Um dos organizadores do projeto e membro da LSD, Flávio Módulo, afirmou que existem muitos dados científicos que mostram que mais de 80% das crianças que têm um rendimento escolar baixo têm muita ligação com a saúde oftalmológica. Ele destacou ainda que após a fase de exames clínicos, quando identificadas patologias severas na visão, as crianças são encaminhadas para o processo cirúrgico.
Parceiros
São parceiros também da iniciativa, além da Secretaria Municipal da Educação (Semed), as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e da Mulher (Semup) e a Fundação Municipal da Juventude (FJP).
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha