28 outubro 2024 às 12:52

Valor de material escolar varia mais de 600% em Palmas

Equipe do Procon Municipal de Palmas visitou cinco papelarias da capital para pesquisa de preços de materiais escolares

Com o início do segundo semestre letivo, muitos pais buscam as papelarias para renovar ou repor alguns materiais escolares dos filhos. Por isso o Procon Municipal de Palmas publicou uma pesquisa de preço com itens que fazem parte da rotina escolar. A pesquisa do Procon Municipal de Palmas traz de forma detalhada o produto, a papelaria, os valores, com destaque para o menor preço, além da variação em porcentagem. Entre os itens pesquisados, a maior variação de preço encontrada foi na borracha para apagar lápis, sendo de 650%.

Do dia 8 a 12 de agosto, a equipe visitou cinco papelarias da capital, pesquisando 50 itens de material escolar. Entre eles estão agenda escolar, apontador, borracha, canetas de diversos tipos e mochilas. O menor valor encontrado é de R$ 0,30 e o maior de R$ 2,25. Outra grande diferença de preço apontada na pesquisa de preço do Procon Palmas está no valor do estojo infantil com fechamento em zíper. Enquanto o mais barato custa R$ 6,89, o mais caro foi encontrado sendo comercializado por R$ 45,90.

A variação de preços dos produtos pedagógicos, como alfabetização e memória educativa, também chama atenção, sendo 482%. O menor valor que aparece na pesquisa é de R$ 10,29 e o maior é R$ 59,90. O valor da cola bastão de 10g também apresentou uma grande variação, de 433%. O preço mais barato é de R$ 1,50 e o mais caro R$ 7,99. Para conferir a pesquisa completa, você pode clicar aqui.

Como realizar uma compra segura

O superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, destacou algumas dicas importantes para garantir que os consumidores façam uma compra segura e econômica. Confira dicas abaixo:

1) Planejamento e lista: faça uma lista detalhada dos materiais escolares necessários. Isso ajuda a evitar compras impulsivas e garante que você adquira apenas o que é realmente necessário.

2) Comparação de preços: compare os preços dos materiais em diferentes lojas, incluindo supermercados e papelarias. A diferença de preço pode ser significativa, e a pesquisa pode ajudar a economizar.

3) Avalie a qualidade dos produtos em relação ao preço: às vezes, pagar um pouco mais por um item de melhor qualidade pode ser mais vantajoso a longo prazo, especialmente para itens que são usados frequentemente.

4) Verificação de etiquetas: confira se os produtos têm etiquetas claras com informações sobre marca, preço e especificações. Isso ajuda a garantir que você está comprando o produto correto e evita surpresas na hora do pagamento.

5) Datas de validade: para itens como borrachas, lápis e outros produtos que têm uma vida útil limitada, verifique a data de fabricação e validade para garantir que eles não estejam próximos do fim de sua vida útil.

6) Atenção para as ofertas: fique atento a ofertas e promoções, mas certifique-se de que os itens em promoção sejam realmente necessários. Algumas promoções podem ser atrativas, mas podem não ser vantajosas se você acabar comprando mais do que precisa.

7) Exigência de nota fiscal: sempre exija a nota fiscal na hora da compra. O documento é essencial para garantir seus direitos em caso de trocas ou devoluções e para o acompanhamento de garantias.

8) Política de troca e devolução: informe-se sobre a política de troca e devolução da loja. Se algum item estiver em desacordo com o que foi anunciado ou apresentar problemas, você deve saber como proceder para fazer a troca ou devolução.

9) Atenção ao material escolar: verifique se os produtos atendem às especificações exigidas pela escola, como tipos de cadernos, cores de lápis, etc. Às vezes, escolas têm listas específicas que precisam ser seguidas.

10) Reclamações e direitos: caso você encontre problemas com a compra, como produtos com defeito ou divergência entre o anunciado e o entregue, registre sua reclamação com a loja e, se necessário, busque orientação no Procon.

As orientações possibilitam que o consumidor torne suas compras de materiais escolares mais organizadas e evitar problemas que possam surgir durante o processo.

 

Texto: Redação Secom