
Videomonitoramento eletrônico da Prefeitura promove mais segurança nas principais avenidas de Palmas
Sistema conta com 111 câmeras e 19 radares
Quem dirige pelas ruas e avenidas de Palmas certamente já percebeu diferentes tipos de câmeras instaladas nos postes, principalmente em cruzamentos mais movimentados. Elas fazem parte do sistema de videomonitoramento eletrônico da Prefeitura de Palmas, administrado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob). São 111 câmeras no total, sendo 69 câmeras fixas, oito câmeras PCLI (cercamento eletrônico) e outras 34 câmeras do tipo PTZ (Pan Tilt Zoom).
Além das câmeras, as chamadas lombadas eletrônicas também cumprem um papel importante na redução da velocidade dos veículos. Em toda a região metropolitana de Palmas são 19 radares desse modelo instalados. Tudo que é captado por essas câmeras é acompanhado de perto, 24 horas por dia, em 41 monitores de TV instalados no Centro de Monitoramento que fica na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil.
Esse conjunto de equipamentos serve para fiscalizar o trânsito em tempo real e coibir infrações. As câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade auxiliam na identificação de condutas irregulares, como avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade e estacionamento em locais proibidos. Além disso, a tecnologia permite um acompanhamento mais ágil em casos de sinistros de trânsito, ou acidentes, facilitando o envio de equipes de socorro e reduzindo o tempo de resposta das autoridades. Essas medidas têm contribuído para a diminuição do número de ocorrências e para a conscientização dos motoristas, promovendo um trânsito mais seguro. Todos os equipamentos passam por aferições periódicas, para garantir que estejam sempre regulados e funcionando corretamente.
Essas ações refletem o empenho do município em utilizar tecnologias de monitoramento eletrônico para promover a segurança e o bem-estar da população, consolidando a capital tocantinense como uma cidade moderna e comprometida com a qualidade de vida de seus cidadãos.
A gerente de Controle e Manutenção Semafórica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Glauce Kelly de Souza, ressalta que “esse sistema trouxe para nossa capital um enorme avanço na segurança viária, isso porque temos condições de monitorar todos os veículos que entram e saem da cidade, inclusive os que têm registro de furto e roubo, conseguimos ver ao vivo os sinistros de trânsito, passamos informações aos órgãos competentes acerca de cometimento de crimes e seus possíveis cúmplices, tudo isso graças ao cercamento eletrônico e todo o monitoramento realizado por nossos agentes de trânsito todos os dias”, afirmou.
Texto: Abelson Ribeiro
Edição: Denis Rocha