Vigilância Sanitária de Palmas acompanha cumprimento de regras para retomada gradativa do comércio
Nesta segunda-feira, 15, shoppings, bares, restaurantes, lanchonetes e academias voltaram atender ao público
A Vigilância Sanitária Municipal
de Palmas (Visa) iniciou visitas para acompanhar o cumprimento de protocolos de
segurança durante a reabertura de shoppings centers, bares, restaurantes,
lanchonetes e academias nesta segunda-feira, 15. Os estabelecimentos, que
estavam vedados de atender o público de forma presencial como medida de
prevenção à proliferação do novo coronavírus (Covid-19), estão entre os
liberados nesta segunda etapa da ação gradativa de reabertura do comércio, que
estabelece uma série de medidas sanitárias.
Dentre algumas medidas
elencadas pela Prefeitura de Palmas para que esses segmentos do comércio voltem
a funcionar há o distanciamento entre pessoas, o uso obrigatório de máscara, a
redução da capacidade de público, a verificação contínua da saúde dos
funcionários, a alternância de horário de funcionários para que o transporte
público não sofra superlotação, a disponibilidade de áreas para que o cliente
possa fazer higienização, bem como a limpeza e desinfecção dos ambientes. Mais
detalhes das medidas sanitárias podem ser conferidas no Decreto Nº 1.903, de 5
de junho de 2020, disponível no Diário Oficial do Município N° 2.504.
Segundo a gerente da
Vigilância Sanitária, Joselita Monteiro, os estabelecimentos fizeram adesão aos
protocolos e serão fiscalizados. Ela explica que o acompanhamento ocorrerá por
meio de inspeção in loco, que já teve início ainda na manhã desta segunda.
Os comerciantes podem
acessar os Protocolos Sanitários Geral e Específicos e assinar o Termo de
Ciência por meio do link
Fiscalização
Neste primeiro momento de fiscalização,
a Visa fará uma abordagem de orientação. Posteriormente, em caso de
descumprimento dos protocolos, os estabelecimentos poderão ser autuados e até
interditados provisoriamente em caso de reincidência.
A Visa também acompanha o
funcionamento de outras lojas e comércio em geral que tiveram a concessão para
atuar durante as etapas anteriores da reabertura gradativa do comércio, tais
como feiras, casas lotéricas, lojas de materiais de construção civil, lojas de
conveniência em postos de combustível, distribuidoras de bebidas e outros.
Desde o início da pandemia,
a Vigilância realizou 955 atendimentos ao telefone, 848 orientações por
telefone, 801 rondas diurnas e noturnas e atendimentos realizados, 239
denúncias recebidas e ainda 119 documentos decorrentes de ações fiscais. “Em
detrimento da emergência desse período crítico, priorizamos os serviços da Visa
para atendimento das demandas de enfrentamento da pandemia. Todos os esforços
têm sido no sentido de garantir o cumprimento dos regramentos, com foco em
medidas sanitárias impostas para o controle da disseminação da doença”,
finaliza Joselita.