O E-book foi concebido para servir como um recurso prático e acessível, fornecendo contribuições em estratégias e exemplos concretos de como utilizar as novas tecnologias de forma eficaz no ensino de Língua Inglesa. O trabalho foi desenvolvido pela professora de Língua Inglesa, Maria da Conceição Lopes Santana, que é efetiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, por meio do curso de Humanidades Digitais da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Uminho), em Portugal, e já está disponível como ferramenta de auxílio pedagógico em salas de aula para professores de línguas estrangeiras.
“Como especialista em Língua Inglesa, Portuguesa e Espanhola, sempre tive muita curiosidade na área de tecnologias e ou mídias digitais, nutrindo o desejo de me qualificar mais, para melhor desempenhar as minhas funções. Dessa forma, pesquisei entre os mestrados nacionais e internacionais em áreas que abrangessem os meus interesses, pessoais e profissionais, e encontrei essa oportunidade”, comenta Maria da Conceição sobre o trabalho, que faz parte de sua dissertação de Mestrado em Humanidades Digitais pela Universidade do Minho – UMinho- Portugal, intitulada: Mídias Digitais para Língua Inglesa: da pesquisa bibliográfica à criação de recursos educativos.
De acordo com a autora, a pesquisa acadêmica visa apoiar e inspirar professores da área na integração de mídias digitais em suas práticas pedagógicas. Por se tratar de um e-book que versa sobre práticas pedagógicas, foi criada uma seção chamada ‘Na prática’, na qual são sugeridas algumas práticas e ou atividades pedagógicas, e ainda disponibiliza links, aplicativos e plataformas, para que os professores possam aprender e ou ampliar o conhecimento sobre as mídias digitais. Para garantir a transparência e a ética no uso de tecnologias emergentes, o livro digital utiliza ferramentas de inteligência artificial (IA) para auxiliar na elaboração e revisão de conteúdos.
Para Maria da Conceição, fazer o mestrado em Humanidades Digitais na Universidade do Minho, em Portugal, foi uma experiência profundamente transformadora. “Esse período me proporcionou uma imersão nas tecnologias que moldam nossa sociedade atualmente e, mais importante, no impacto que essas ferramentas têm sobre a educação e a pesquisa em Ciências Humanas e Tecnologias. Ao longo do curso, pude desenvolver uma compreensão sólida sobre como a tecnologia pode ser usada para enriquecer o ensino de línguas e criar recursos educacionais acessíveis. A pesquisa que realizei, centrada nas mídias digitais no ensino de Língua Inglesa, me permitiu explorar desde metodologias de ensino atuais, até ferramentas que facilitam a integração da tecnologia nas práticas pedagógicas”, afirma.
Depois de destacar o apoio que recebeu da Semed Palmas, bem como da UMinho no desenvolvimento de seu trabalho, a professora avaliou sua experiência acadêmica. “Essa experiência me incentivou a desenvolver habilidades essenciais. Hoje me sinto mais capacitada e preparada para contribuir com a área de Humanidades Digitais no Brasil, ajudando a introduzir essas práticas e recursos inovadores nas escolas e formando uma nova geração de educadores e estudantes preparados para o século XXI”, comemora.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas