Semed promoverá terceiro ‘Encontro de Reorientação Curricular do Ensino Fundamental’

Participarão supervisores do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e professores das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Ciências da Natureza

Semed promoverá terceiro ‘Encontro de Reorientação Curricular do Ensino Fundamental’

Participarão supervisores do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e professores das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Ciências da Natureza

Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoverá nos dias 19 e 25 de novembro, na Escola de Formação localizada na sede da secretaria, a terceira edição do ‘Encontro de Reorientação Curricular do Ensino Fundamental’. Com o tema ‘Elaboração de Ementas para a nova Proposta de Matriz Curricular das Escolas Municipais de Tempo Integral’. O evento é voltado aos supervisores do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e aos professores das áreas de conhecimento de linguagens, matemática, ciências humanas, ensino religioso e ciências da natureza, de acordo com o cronograma enviado às unidades educacionais.

O encontro tem como objetivo promover o planejamento e a elaboração de ementas para o currículo integrado das escolas em tempo integral. Também atende à Lei N.º 14.640/2023 em seu artigo 2º, que detalha os eixos do Programa Escola de Tempo Integral (ETI) e garante a participação intersetorial para tratar da reorientação curricular da educação integral, diversificação de materiais pedagógicos, criação de indicadores de avaliação contínua e sistemas de ensino e formação dos profissionais de educação, além da definição de metas para o período de 2023 a 2026 para alcançar o objetivo de atender 50% dos estudantes em tempo integral no município.

A presidente da Comissão de Governança e Gestão, Suiany Costa, destaca o trabalho que vem sendo realizado desde o início de 2024 com a participação de todas as diretorias da Semed, de setores estratégicos como Recursos Humanos e Financeiro e gestores de unidades escolares na construção da política de ensino das escolas em tempo integral. “É um trabalho intersetorial, uma política de ensino construída a várias mãos. Cada integrante tem um papel de suma importância neste processo”, considera.

Segundo Graça Alves, coordenadora-geral da Política de Ensino da Educação Integral no Município, o trabalho com reorientação curricular dessas escolas se faz necessário porque o currículo é o eixo estruturante para todas as outras ações, projetos e políticas públicas relacionadas à educação. “A proposta pedagógica curricular para a educação de Palmas nas ETI’s ancora-se no currículo integrado e integrador, à luz da educação integral, além de seguir os eixos estruturantes do Programa Escola em Tempo Integral”, explica a coordenadora.

Participarão do encontro a equipe técnica do Programa Educação Integral em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Palmas e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Permanente e da União Nacional dos Dirigentes Municipais.

Texto: Redação Semed Palmas

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas