Cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino entoaram o chamado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) durante a formatura, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28. O evento reuniu familiares dos formandos, professores, instrutores e autoridades, no salão da Igreja Universal do Reino de Deus, ACSU NO 10.
O secretário municipal da Educação, Fábio Chaves, prestigiou os alunos durante o evento. “Todos nós somos orgulhosos e ficamos muito esperançosos por tudo aquilo que vocês aprenderam e que com certeza irão levar para todos os lugares em que estiverem”, disse. Segundo ele, o êxito do projeto se deve ao esforço conjunto de muitas pessoas e de instituições. Em seu pronunciamento, Chaves destacou o aprendizado mútuo entre todos envolvidos diretamente no processo.
Este ano, participaram do Proerd escolas das mais diversas regiões da Capital, sendo elas: Escola Municipal Thiago Barbosa, Jardim Aureny II; Escola Municipal Estevão de Castro, Jardim Aureny III; Escola Municipal Aurélio Buarque, Jardim Aureny I; ETI Fidêncio Bogo, Taquaruçu Grande; ETI Cora Coralina, na Arno 71 (603 Norte); ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem, na Arne 51 (404 Norte); ETI Olga Benário, na Arso 61 (603 Sul); Escola Municipal Paulo Freire, na Arno 32 (305 Norte); e Escola Municipal Henrique Talone, na Arse 24 (210 Sul).
Foram premiados alguns estudantes que se destacaram durante as etapas do programa. No decorrer do projeto, os alunos foram estimulados e produziram conteúdo por meio de temas que ensinam a compreender e refletir sobre as consequências das escolhas, levando-os a optar por decisões seguras e responsáveis, além estratégias de resistência ao oferecimento de drogas, bem como prevenção ao bullying.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas