Seder conclui entrega de insumos às hortas comunitárias e promove geração de renda

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome / Edição: Denis Rocha/Secom | Publicado em 23 de abril de 2024 às 09:13

Iniciativa fortalece agricultura urbana e incentiva melhor alimentação da comunidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) finalizou nesta terça-feira, 23, a entrega de insumos para as 21 hortas comunitárias em operação na Capital. A iniciativa, além de promover a geração de renda extra aos produtores, visa fortalecer a agricultura urbana e garantir a segurança alimentar da comunidade palmense. Foram entregues 750 quilos de adubos de cobertura e plantio e kits de sementes, contemplando alface, coentro, rúcula, agrião e couve portuguesa.

A pasta ainda fará neste ano a entrega 400 sacos de 25 quilos de calcário filler, 500 sacos de 30 quilos de esterco de aves e 1.000 sacos de 30 quilos de esterco bovino. Dentre as sementes, foram entregues 300 quilos de semente de coentro, 100 kg de sementes de folhas diversas e 100 latas de sementes de alface, cada uma contendo 28.000 paletes.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Braga, expressou sua satisfação com a entrega dos insumos, destacando a importância desses recursos para os agricultores urbanos. "Estamos entregando as sementes e os adubos, agora todos os produtores terão a possibilidade de plantar e de colher”. O gestor ainda enfatizou que muitos que trabalham nas hortas são pessoas da terceira idade, e que estão ali para ter uma renda extra para ter melhor qualidade de vida. “Para muitos, o trabalho na horta também é uma terapia”, declarou o secretário.

O esforço da prefeitura em apoiar as hortas comunitárias não passa despercebido pelos moradores. A dona de casa Terezinha Lima de Souza elogiou a qualidade dos produtos das hortas, afirmando que sempre encontra as hortaliças frescas e de qualidade na horta da Arse 112 (1106 Sul).

A produtora Malilde Pereira de Morais, que trabalha na horta da Arse 112 há mais de dez anos, expressou sua gratidão pela entrega dos insumos. "É muito caro os insumos e sempre recebemos da prefeitura uma vez por ano", comentou Malilde, enfatizando a importância do suporte fornecido pela administração municipal para a continuidade de sua atividade.

A Seder ainda fornece assistência técnica, através da assessoria de um engenheiro agrônomo, aos produtores das hortas comunitárias da Capital.