Menu
Redes sociais

Conselho solicita à Defensoria inclusão de acessibilidade nos cursos de formação institucional

Entidade Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá visitar órgãos e instituições levando as demandas das pessoas com deficiência

Conselho solicita à Defensoria inclusão de acessibilidade nos cursos de formação institucional

Compede levou demandas à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)

Data da publicação: 13/02/2026

Crédito da foto: Divulgação


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) entregou, na quarta-feira, 11, ofício à Defensoria Pública do Tocantins solicitando inserção dos temas Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência nos cursos da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO). Entidade irá visitar outros órgãos e instituições levando as demandas das pessoas com deficiência.

A iniciativa busca fortalecer a formação continuada de membros e servidores da instituição promovendo a qualificação para o atendimento humanizado, acessível e alinhado às diretrizes nacionais de inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Estiveram reunidos durante o encontro a presidente do Compede, Mônica Costa, o defensor público e presidente da Escola Superior da Defensoria Pública do Tocantins, Murilo da Costa Machado, o assessor do defensor, Breno Santos Filardi e a chefe da Assessoria de Comunicação da DPE-TO, Cléo Oliveira.

“A proposta reforça o compromisso do Conselho com a promoção da cidadania, a ampliação do acesso à justiça e o desenvolvimento de práticas cada vez mais inclusivas em todas as esferas administrativas”, explica a presidente do Compede, Mônica Costa, acrescentando que a reunião visa “fortalecer a qualificação técnica dos servidores da DPE contribuindo para que o atendimento às pessoas com deficiência seja cada vez mais acessível, humanizado e baseado em informações especializadas”.

 

 

Texto: Eliene Campelo

Edição: Denis Rocha