Menu

Accessibilidade

Redes sociais

Formação em Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas capacitará professores de três unidades educacionais de Palmas

Evento acontece nesta sexta-feira, 31, no auditório da ETI Almirante Tamandaré, das 8 às 12 horas

Formação em Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas capacitará professores de três unidades educacionais de Palmas

Na ETI Margarida Lemos, os estudantes se tornarem autores de suas próprias histórias com a ajuda da Inteligência Artificial que já vem sendo usada na unidade

Data da publicação: 29/07/2026

Crédito da foto: Milena Botelho


A Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed) promove nesta sexta-feira, 31, o primeiro ciclo de capacitações voltado aos professores da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, Escola Municipal Jorge Amado e Escola Municipal Antônio Gonçalves. O encontro, que acontece no auditório da ETI Almirante Tamandaré das 8 às 12 horas, abordará o tema ‘Inteligência Artificial e Práticas Pedagógicas’, com foco no uso das ferramentas de IA como apoio ao planejamento e à organização das aulas.

A superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia Costa Andrade, explica que a formação integra o processo contínuo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação na rede municipal de ensino, que passa a incorporar a Educação Digital e Midiática como componente obrigatório a partir deste ano. “A intenção é capacitar os educadores para que utilizem a IA como aliada no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional, à cultura digital e ao uso crítico e responsável das tecnologias”, revelou, acrescentando que a Escola de Formação Permanente de Palmas realizará a mesma formação ao longo do ano para as demais unidades.

Na capacitação, os professores terão a oportunidade de conhecer ferramentas práticas de inteligência artificial que podem auxiliar no planejamento pedagógico, na organização de aulas e na implementação do currículo de educação digital e midiática a partir das habilidades previstas na BNCC Computação . 

A capacitação será ministrada por Husseyn Mohamd El Akhras, profissional com mais de uma década de experiência no setor tecnológico. Sua trajetória inclui atuação desde 2010 como desenvolvedor, técnico, gestor de redes e designer gráfico. Ele é pós-graduado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e em Tecnologias de Blockchain para Negócios, além de graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Servidor da educação desde 2010, Husseyn integra atualmente a equipe de formadores da Semed, com foco estratégico em Educação Digital e Midiática.

 

Texto: Milena Botelho

Edição: Iara Cruz