A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas realizou nesta sexta-feira, 21, uma operação de manejo e resgate de espécies nativas no córrego Brejo Comprido, localizado no Parque Cesamar. A ação resultou na transferência de um pirarucu de aproximadamente 1,60 metro de comprimento e cerca de 60 kg, além de uma caranha.
O trabalho de manejo começou por volta das 7 horas. A operação contou com o apoio de viaturas oficiais e a mobilização de diversos guardas ambientais. A equipe realizou o transporte seguro de ambas as espécies da parte baixa da lagoa, próximo à ponte, liberando-as na parte alta do lago.
O gerente da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, Adalberto Bernardo, explicou que a transferência das duas espécies foi uma medida urgente e essencial para garantir a sobrevivência e a preservação dos peixes.
O gestor explicou que, neste período, o volume de água e a oferta de alimentos na região ficam reduzidos. "Esse manejo é necessário porque o animal está em ambiente reduzido em volume de água e de alimentos, ficando vulnerável a predadores e pescadores", disse.
