Menu
Redes sociais

Secretaria de Agricultura de Palmas leva orientações e serviços à comunidade da Vila Agrotins

Encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 21, reuniu produtores rurais, apresentou ações da Prefeitura e reforçou apoio à agricultura familiar

Secretaria de Agricultura de Palmas leva orientações e serviços à comunidade da Vila Agrotins

Secretário municipal de Agricultura e Região Metropolitana, Jaime Café, durante reunião com produtores rurais da Vila Agrotins

Data da publicação: 21/05/2026

Crédito da foto: Jr. Suzuki


A Secretaria Municipal de Agricultura e Região Metropolitana de Palmas realizou, na manhã desta quinta-feira, 21, uma reunião com moradores e produtores rurais do setor Vila Agrotins para ouvir demandas da comunidade, apresentar ações desenvolvidas pela Prefeitura e reforçar o apoio oferecido aos agricultores familiares do município.

Durante a ação, os produtores tiveram acesso a informações sobre programas e serviços disponibilizados pela gestão municipal, além de esclarecimentos sobre a implantação do Polo Agroindustrial de Buritirana, projeto que deve fortalecer a produção rural, ampliar a comercialização e gerar novas oportunidades para os agricultores da região.

O encontro também contou com atendimento técnico voltado aos produtores rurais. No local, os moradores puderam tirar dúvidas sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e realizar a emissão do documento diretamente durante a programação, facilitando o acesso às políticas públicas e programas destinados ao setor.

Fortalecimento da agricultura familiar

Durante a reunião, o secretário municipal de Agricultura e Região Metropolitana, Jaime Café, destacou o compromisso da gestão em aproximar tecnologias acessíveis dos pequenos produtores e fortalecer a agricultura familiar por meio de ações práticas e orientações técnicas.

Ele destaca que o município tem trabalhado para apresentar alternativas de produção que possam ser aplicadas nas propriedades rurais, com baixo custo e foco no aumento da produtividade. “Procuramos levar unidades demonstrativas acessíveis ao produtor, com tecnologias que ele possa aplicar na propriedade dele. Trabalhamos com sistemas de irrigação, cultivo protegido, produção de mudas, compostagem, piscicultura e outras atividades que ajudam o pequeno produtor a produzir com melhor rentabilidade”, destacou Jaime Café.

O secretário também ressaltou a apresentação de vitrines tecnológicas voltadas para culturas como mandioca e maracujá, além de criação de animais como gado de corte, gado leiteiro e ovinos, mostrando aos agricultores possibilidades de diversificação e fortalecimento da produção rural.

Novas oportunidades de renda

Para o presidente da Associação Ecológica do Sítio do Lago, Emerson Rodrigues, as ações e projetos apresentados pela Prefeitura representam novas oportunidades de renda e desenvolvimento para os produtores da região. “Estamos precisando muito desse apoio para criar peixe, plantar jiló, mandioca e outras culturas. O Polo Agroindustrial vai ajudar muito, principalmente na questão do peixe e da comercialização. Isso vai aumentar a renda das famílias e gerar empregos aqui na nossa região”, comemorou.

O produtor rural Francisco Santos também destacou a importância da aproximação entre a Prefeitura e os agricultores da comunidade. “As reuniões têm permitido avanços nas discussões sobre projetos voltados à piscicultura e ao fortalecimento da produção local.

Ele também destacou a relevância do futuro espaço de beneficiamento e comercialização da produção rural. “Esse projeto é muito importante porque já cria um caminho para o escoamento da produção. A Prefeitura tem demanda para merenda escolar, hospitais e outros setores. Hoje Palmas ainda não tem uma estrutura suficiente para atender essa demanda de pescado, e isso abre uma oportunidade muito grande para os produtores daqui”, afirmou.

Presidente da Associação Ecológica do Sítio do Lago, Emerson Rodrigues, destacou a importância do Polo Agroindustrial para geração de renda e fortalecimento da produção rural — Foto: Jr. Suzuki

 

Produtor rural Francisco Santos destacou a importância da organização dos agricultores e dos projetos voltados à piscicultura e comercialização da produção — Foto: Jr. Suzuki

 

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura realizaram atendimento e orientações aos produtores rurais durante ação na Vila Agrotins — Foto: Jr. Suzuki

 

Texto: Malena Mota

Edição: Iara Cruz