Os participantes da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas realizaram nesta quarta-feira, 24, a votação dos eixos temáticos que irão orientar a definição das propostas para o fortalecimento da saúde pública no município. O evento reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil em um espaço democrático de discussão e construção coletiva.
Segundo a coordenadora do Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica RAVS) da Escola de Saúde Pública (ESP), Maria do Socorro Rocha Sarmento, a conferência é um momento fundamental para que a população participe das decisões relacionadas à saúde pública. “Durante os grupos de trabalho, os participantes debatem os principais desafios e necessidades do município. As propostas construídas são apresentadas e discutidas coletivamente, sendo posteriormente apreciadas e votadas pelos delegados, que representam os diferentes segmentos participantes da conferência”, destacou.
A enfermeira Carolina Freitas ressaltou que a participação popular fortalece o SUS e contribui para que as políticas públicas estejam alinhadas às necessidades reais da população. “Quando os usuários participam desse processo, eles ajudam a construir soluções para os problemas enfrentados no dia a dia dos serviços de saúde, tornando as ações mais efetivas e próximas da realidade da comunidade”, afirmou.
Para a integrante do Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Saúde Pública, Cidia Silva Costa, a conferência representa uma oportunidade única para ouvir as demandas da população e identificar prioridades para a saúde municipal. “É um momento importante para que a comunidade apresente suas necessidades e contribua com propostas que possam melhorar os serviços oferecidos, especialmente na Atenção Primária e nas Unidades de Saúde da Família”, avaliou.
O evento
A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas foi aberta na noite de terça-feira, 23. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o evento aconteceu na Ulbra Palmas e integra a etapa municipal da 18ª Conferência Nacional de Saúde.
Após a votação, as propostas aprovadas são consolidadas em relatório e encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde e à gestão municipal, contribuindo para a definição das prioridades da saúde pública nos próximos anos.

