A troca de experiências na rede municipal de ensino ganhou espaço nesta sexta-feira, 18, com uma ação de Conexão de Aprendizagens entre Escolas realizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo. A unidade recebeu o diretor da ETI Marcos Freire, Martinho Ataides Junior, e sua equipe pedagógica para compartilhar práticas, projetos e estratégias voltadas à melhoria do ensino e ao fortalecimento dos resultados educacionais.
A Conexão de Aprendizagens entre Escolas é uma iniciativa que aproxima equipes gestoras e pedagógicas de diferentes unidades para que possam conhecer experiências desenvolvidas no cotidiano escolar, identificar práticas que apresentam bons resultados e discutir possibilidades de adaptação e aplicação em outros contextos. A proposta amplia o diálogo entre profissionais e contribui para que as escolas aprendam umas com as outras, de forma colaborativa.
Durante o encontro, professores das duas unidades compartilharam projetos e estratégias pedagógicas, com atenção especial às ações relacionadas à preparação para o Ideb 2027. A programação também possibilitou o alinhamento de iniciativas que buscam impactar diretamente a evolução contínua dos estudantes.
Professores apresentam práticas pedagógicas
A programação contou com a participação dos professores Walter Valentino e Douglas Michael, de Matemática, Daniel Versoza, de Geografia, e Wadna Carvalho, de Língua Portuguesa. Os profissionais apresentaram projetos desenvolvidos nas respectivas áreas e destacaram como o planejamento pedagógico e as ações contínuas de acompanhamento podem contribuir para a capacitação e para a preparação dos estudantes para as avaliações externas.
A supervisora administrativa pedagógica da ETI Caroline Campelo, Clêdes Barbosa, também apresentou os projetos de leitura e escrita desenvolvidos pela unidade ao longo de 2026, mostrando as estratégias utilizadas para estimular o contato dos estudantes com os livros e fortalecer as habilidades de leitura e produção textual.
O diretor da ETI Caroline Campelo, James Paulo Souza Diógenes Rodrigues, destacou a importância da aproximação entre as equipes. “Para nós, da ETI Caroline Campelo, é uma grande satisfação receber o diretor Martinho Ataides Junior, da ETI Marcos Freire, e sua equipe pedagógica. Esses momentos de conexão entre as escolas são fundamentais porque permitem compartilhar experiências, conhecer práticas exitosas e construir, de forma coletiva, estratégias que contribuam para a melhoria acadêmica e dos nossos resultados. A educação avança quando existe diálogo, parceria e disposição para aprender uns com os outros. Essa troca fortalece nossas equipes e, principalmente, beneficia os nossos estudantes”, afirmou.

