Pessoas idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pankararu tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira, 5. Elas visitaram o Museu Casa Vitor, Memorial Histórico do distrito de Taquaruçu, na região sul de Palmas. A iniciativa integra o Percurso IV ‘Eu com a Cidade’ e teve como objetivo valorizar a memória afetiva, a história e a identidade cultural local.
Durante a visita, os participantes tiveram contato com peças antigas que fizeram parte do cotidiano dos primeiros moradores do antigo Taquarussu do Porto, além de conhecer aspectos da história da comunidade.
A orientadora social do Cras, Andria Linhares, ressaltou que relembrar essas histórias e proporcionar essa vivência às pessoas idosas é muito gratificante. “Isso é ainda mais especial porque muitos moram no distrito há bastante tempo e também utilizaram esses objetos em suas casas”, afirmou.
A participante Izanildes Carvalho relembrou itens que fizeram parte de sua infância. “Usei o tapiti, a máquina de costura, o pilão e o chocalho em minha casa, junto com meus pais e meus irmãos”, contou.
Já a participante Maria das Neves recordou sua infância com muita emoção ao observar o acervo. “Muitas fizeram parte do meu cotidiano e me trouxeram lembranças de como as utilizava”, disse.
Serviço de Convivência
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas é uma ação do Desenvolvimento Social de Palmas que promove encontros em grupo para fortalecer vínculos familiares e comunitários, estimular a participação social e proporcionar acolhimento, integração e troca de experiências para pessoas com 60 anos ou mais.
