A noite desta segunda-feira, 21, foi marcada pela comemoração do Dia da Árvore, com o plantio de três mudas no Beco da Amizade, na Arso 53 (507 Sul). A iniciativa, realizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), reuniu moradores em um evento com atividades de educação ambiental e lazer.
A área verde, revitalizada pela comunidade com o apoio da Prefeitura de Palmas, recebeu mudas de ipê-mirim, jucá e graviola, que contribuirão para ampliar a arborização do espaço e oferecer sombra e frutos. Após o plantio, representantes da Associação de Moradores da Arso 53 receberam um termo de responsabilidade para cuidar das árvores até a fase adulta, quando poderão produzir flores, frutos e sementes.
“Nós estamos em um dos lugares mais bonitos de Palmas, resultado da iniciativa da própria comunidade. Temos exemplos semelhantes em outras quadras e comunidades que estão arborizando suas praças e vias, e é isso que a Prefeitura quer: apoiar essas iniciativas. Hoje é um dia especial, em que comemoramos o Dia da Árvore com muita alegria, reconhecendo tudo o que ela nos proporciona. Precisamos compreender a importância da arborização para a nossa vida, especialmente em Palmas, por conta do calor, e sua relevância no enfrentamento às mudanças climáticas. Se cada um fizer a sua parte, vamos alcançar nossa meta”, destacou o presidente da FMA, Isac Braz Cunha.
Durante o evento, Isac Braz Cunha também entregou um certificado de reconhecimento à comunidade pelo trabalho desenvolvido no Beco da Amizade, destacando o compromisso dos moradores com a valorização, a conservação e o cuidado com o meio ambiente.
“Toda a equipe da Associação é muito unida. O Beco da Amizade surgiu sem ninguém esperar. Um morador tomou a iniciativa de criar o espaço e toda a comunidade abraçou a ideia. Arregaçamos as mangas e hoje temos esse local de convivência. Agradeço à FMA, ao presidente Isac e a toda a equipe pelo reconhecimento e pelo convite para a realização do evento em alusão ao Dia da Árvore aqui na nossa quadra”, agradeceu Reviloval Motta, presidente da Associação de Moradores da Arso 53.
Atividades
Durante o evento, a comunidade também pôde conferir uma amostra da exposição de fósseis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e os laboratórios de água e entomofauna, com insetos e animais peçonhentos, da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). As crianças participaram de atividades recreativas organizadas pelas equipes da FMA e da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Sebem).
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)